quinta-feira, 31 de maio de 2007

Atividade Final

Dados de Identificação: Adriane Schmidt de Souza, Ligiane Reginatto, Vera Lucia Selister Gomes , Maria Otília e Mara Cecília.
Introdução: Toufee é um editor e através dele podemos realizar e publicar apresentações e filmes flasch online. Ele não é um programa e sim um editor, portanto não precisamos fazer download. Há em suas ferramentas centenas de efeitos que podem ser usados em nossas produções. Também pode-se insirir imagens do Flickr e os vídeos do Youtube com um clique só.
Desenvolvimento: Inicialmente buscamos saber o que era o Toufee, sua formatação e maneiras que poderiamos utilizá-lo. Partimos em busca do desvendar do site: http://www.toufee.com . Percebemos que para qualquer utilização primeiramente teríamos que nos cadastrar. Assim o fizemos e começamos a explorar tentando realizar a produção de um vídeo. Paralelamente a isso, realizamos as postagens que podem ser vistas em nosso Blog colaborativo: http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/ . O estudo realizado está fundamentado conforme postagem da colega Vera na Teoria do Construtivismo e grande é o desafio de construirmos um trabalho assim. Metodologia nova, formato novo, conhecimentos que devem ser buscados de forma individual, sistematizados e socializados. Tudo novo! Com este trabalho, mudamos nossa maneira de ser, de entender, mudando também os paradigmas que pautavam nossa vida. Para que essa mudança aconteça devemos ser um pouco pioneiros e desbravadores. Hora nos sentindo impotentes, hora muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e aplicados. Segundo Jorge Santos Martins, educadores que buscam a mudança "...são "iluminados", pois são guiados por forças superiores que lhes dão a coragem de desafiar situações complicadas e não temem enfrentar problemas. São detentores de uma visão prosectiva de futuro, são impulsionados pelo desejo de romper barreiras e pela vontade de pôr em ação a metodologia do "fazer diferente", do "a aprender a conhecer", do "aprender como fazer" e do "aprender a ser pelo conviver".
Tudo o que aqui foi contruído, ainda não é, e nem deve ser um produto final, mas um ponto de partida. Partida essa que só pode vir a melhorar o quadro educacional que se instaura em nosso país! Aproximar-nos das mídias, da tecnologia, do lazer e do prazer com objetivos claros, fará-nos verdadeiros educadores com o compromisso de ser agentes de transformação social, sempre procurando o melhor caminho para vencer o desafio de mudar e facilitar o crescimento integral de nossos alunos, contribuindo desta forma para que as gerações possam usufruir uma existência mais digna agora e no futuro.
Qual será nosso papel principal diante de toda essa mudança? Deverá ser o de orientar nossos alunos na busca dos caminhos e a produzir o seu conhecimento, dentro do seu contexto próprio, partindo do que já sabem. De acordo com Paulo Freire,: " A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das certezas, dos saberes pré-pensados, das verdades definitivas". Com essa metodologia superamos as práticas habituais e tornamos o ensino mais dinâmico e diversificado pelo relacionamento interdisciplinar, assumindo a postura do aprender a aprender e do aprender a pensar.
Tanto nossa investigação no Blog Colaborativo como os Blogs Colaborativos dos colegas, nos remetem para longe da prática tradicional e ultrapassada . Muda dessa forma o trabalho do professor, seu papel e também muda radicalmente o papel do aluno que passa a ser agente que constroi o seu conhecimento. Como falamos na postagem acima relações de cooperação devem pautar o trabalho.
Também relacionamos muito o nosso trabalho , bem como o dos demais colegas, a idéia preconizada por Piaget - situação-problema, onde buscamos de forma incansável a solução da mesma gerando aprendizagens que nem sempre são únicas.
Conclusão: Através das leituras, consulta a sites, indicações de professores e colegas chegamos a um aprendizado especial. Domimanos muito e precisamos ainda dominar mais, mas isso não nos impede de seguirmos adiante e de aplicarmos em nossa prática tudo o que vimos e construimos. Mostrando-nos humildes e não como "Senhores Onipotenes" conseguiremos construir lado a lado com o nosso educando um caminho diferente e melhor. Sem jamais esquecer que aquilo que realmente traz resultado é feito com AMOR, PACIÊNCIA e DEDICAÇÃO. Receitas que na visão do grupo são imprescindíveis e essenciais em nossa caminhada atual e futura.
Gostaríamos de concluir o nosso trabalho com um pensamento de Augusto Cury:
"Um educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Testando o recurso TOUFEE

domingo, 27 de maio de 2007

Atividade 17/15


Relatório Geral do Grupo

Este espaço será destinado para a contrução de nosso relatório sobre a realização dos trabalhos durante a semana inicial que deverá ser concluída até o dia 29/05. Nossa sugestão é de que cada colega após a sua contribuição escreva o seu nome.Até o momento estamos trabalhando em função de nosso tema (qualquer semelhança com a imagem do Pateta é mer coincidência). Criamos o Blog colaborativo sem dificuldade e tentamos não demorar muito. Mesmo sem o aval de todas as colegas a sua criação foi feita. Contatos através de email e também através dos Blogs de cada um foram uma constante durante esta semana inicial. Infelizmente ainda não conseguimos a adesão de todas as colegas, mas os convites continuam sendo enviados ao seus emails e também aos seus Blogs. Temos a certeza de que assim que puderem irão se juntar a nós e contribuir para que a proposta do grupo seja atingida. Dificuldades quanto ao domínio da língua inglesa são sempre um empecilho. O apoio dos professores também foi muito bom. O Toufee já não é mais um ilustre desconhecido. Falta dominar esta fera e publicar em nosso Blog um vídeo, que em breve esperamos poder fazer.Adriane

sábado, 26 de maio de 2007

Estudando...

Toufee é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de flash, assemelha-se ao power point, e isto facilita o uso. O usuário escolhe as características da apresentação do seu projeto. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site. Para tornar-se usuário é necessário cadastrar-se http://www.toufee.com

TOUFEE


Muitos devem estar se perguntanto mas o que é

Dizem, que Toufee é o modo mais "fácil", mais "poderoso" de criar e publicar "apresentações" de filmes FLASH online.
O que podemos fazer com Toufee?
* Crie filmes Flash, pendões, cartões, etc.
* Com o editor "point and click" você pode mover pelo programa com pontarias e cliques do botão (do mouse); aliás ele faz superfácil a criação de "conteúdo" FLASH.
* Não é preciso fazer download de nada, não tem nada pra instalar, não precisa "de" plugins, é completamente baseado na web.
* Há centenas de efeitos especiais pra utilizar em seus textos,"nas" suas fotos e "nos" seus vídeos.
* Pode insirir imagens do Flickr e os vídeos do Youtube com um clique só.
* O tamanho leve da produção certifica que os seus vídeos podem "ser executados" em todo lugar.
* Os seus vídeos "podem ser publicados diretamente" ao myspace, ao ebay, aos blogs, etc.
O que fazemos para iniciar um trabalho assim?
Primeiramente temos que nos cadastrar: http://www.toufee.com/signup.html
Podemos nos cadastrar e ir explorando. Sucesso para nós do grupo e a todos "curiosos" e "afoitos" por novidades.


Vejam algumas imagens da tela do editor Toufee

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Imagens


Nossa colega Adriane postou o comentário dizendo que "nosso universo esta povoado de imagens e a sua leitura é riquissima".Esta frase nos faz refletir e perceber que a todo momento somos bombardeados pelas imagens.
Sabemos que uma imagem pode transportar o observador a sensações diversas.A influência do poder da imagen é indíscutivel.
O recurso Toufee é a mais poderosa e fácil maneira de se criar e publicar"apresentações" e filmes flash.Permite centenas de recursos especiais para serem aplicados nas fotos,nos filmes e nos textos.
Como o Toufee tem um compartilhar excelente e caracteristicas colaborativas pois os usuários dos filmes podem avaliar,comentar os trabalhos feitos este recurso pode ser de grande valia com o trabalho com os alunos,pois eles vão trabalhar com a IMAGEM que encanta,que desperta interesse que motivação.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Imagem Audiovisual


Conceitos de Imagem Audiovisual


· “Narrativas que esperam para ser reinventadas”.
· Textos e imagens apresentadas pela mídia, principalmente a TV.
· Artefatos culturais visuais com o objetivo de comunicar algo a alguém.
· Subsídio que integra inseparavelmente: forma e conteúdo, emissor e receptor, imagem e idéia, meio e mensagem.
· Olhar para alguma coisa de algum lugar tomando parte do mesmo.
· Prática social, política e cultural de produção, criação, imaginação, narração de histórias, sonoridades, cores, figuras, personagens e notícias.
· Imagens eletrônicas que traduzem um campo visual, um objeto, uma cena, uma paisagem, para sinais de energia elétrica.
· Imagens de cinema, imagens da TV, de desenhos animados, entre outros.



Conceitos de Modos de Endereçamento

· Conjunto de conhecimentos e conceitos sobre o público, a quem se dirige todo e qualquer comercial, programa de televisão ou filme.
· Os produtos das indústrias são realizados para alguém concreto e real, para alguém com quem entram em relação de um modo muito particular, a fim de que este “complete” de alguma forma a história narrada, a mensagem de venda, a informação contida naquelas imagens e sons.
· Estratégias de formação de um público para o consumo de determinado produto.
· Elementos visuais e auditivos que atraem o receptor/consumidor.
· Pesquisa que busca saber quem é o espectador daquele programa e quem o programa quer que o espectador seja.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Toufee-Apresentação em Flash




O Toufee é um local na rede onde qualquer um pode criar filmes flash ou da programação.Pode-se criar um filme simples em minutos.Os usuários apenas com uma assinatura estarão habilitados a usa-ló.Não possuem downloads.
Com o Toufee é possivel criar animações e apresentações em flash em alguns instantes.
É um serviço gratuito e as animaçõe são feitas online.
Com os Toufee é possivel se criar filmes flash/apresentações flash/cartões flash etc,sem ter nenhum conhecimento do flash IDE ou programa-lo.

Mãos a obra

Colegas criado o nosso Blog Colaborativo, agora é ir a luta! Respeitando as diferenças e os ritmos de cada uma, tenho a certeza de que poderemos realizar um bom trabalho e uma boa parceria.
Nosso trabalho será sobre: imagens/vídeos e de antemão nos remetemos ao que é imagem: Imagem (do latim imago) significa representação visual de um objeto e vídeo é onde se vê a imagem (com ou sem movimento). O nosso universo está povoado de imagens e a sua leitura é riquíssima, nos deparamos a todo o instante com anúncios publicitários impressos em páginas de revistas ou expostas em out doors, murais, painéis, pôsteres ou em cartazes; na arquitetura dos prédios; nos objetos voltados a decoração dos ambientes e nos utensílios domésticos; no mundo da moda (roupas, calçados, adereços); nos veículos de transporte; nos meios de comunicação:cinema, televisão, internet,livros, periódicos, enfim.Creio portanto que nosso estudo será riquíssimo. Comecemos portanto a explorar: http://www.toufee.com/