Create flash movies in minutes at Toufee.com |
sábado, 2 de junho de 2007
Teorias de Aprendizagem


Quando começamos a conhecer os novos recursos que podem ser usados na Educação,proporcionados pelas novas Tecnologias,precisamos pensar que esta gama de novos recursos trazem com elas muita reflexão pois precisamos ter bem claro os objetivos que queremos alcançar com estes recursos.
O mundo gira apressado,o desenvolvimento tecnológico na última decada é fantástico.O acesso as novas tecnologias se tornaram mais popular,nossos alunos(mesmo os mais carentes)já tem este contato com o mundo virtual.As escolas tentando não ficar muito atraz estão buscando este mundo virtual e com ele todas as ricas possibilidades de ENSINAR/APRENDER.
Pensando nas teorias sobre Educação muito temos aprendido sobre Piaget,sobre o Construtivismo.E ao pensarmos em nosso trabalho com Blog e sobre o recurso TOUFEE a ser usado em um blog,percebemos como o Construtivismo esta presente no uso deste recurso.Pois no Construtivismo a aprendizagem é um processo em constante construção.E isso pressupõem que a criança,o jovens,o adulto é capaz de criar,recriar e experimentar de forma autônoma,impulsionando seu próprio desenvolvimento.
O errar tem que ser visto como um momento necessário de aprendizagem,pois a ausência de erro significa ausência da experimentação e consequentemente ausência de aprendizagem.
O educador não é detentor do saber mas é o facilitador do processo ensino-aprendizagem.O ALUNO não é mero receptor de conhecimento,mas agente ativo que constroi o conhecimento.A relação de PROFESSOR-ALUNO deve ser de respeito mútuo e cooperação.Baseados nesta teoria notamos como o Construtivismo é uma teoria que faz parte deste novo contesto educacional,onde estamos buscando novas alternativas para o processo ensino/aprendizagem.
Animações em flash

Há na internet uma gama muito grande e assim como o Toufee, podemos realizar vídeos de diversos cunhos: educativos, passatempo, jogos...utilizando programas com download gratuito. Também podemos encontrar muitas animações flash disponíveis na web, bem como criar as nossas prórias animações. Ao lado está um exemplo de uma versão gratuita. UNTITLED - free version. Bastante complexo no início mas simples de ser usado conforme depoimentos com o passar do tempo. Convira você também:
http://www.powerbullet.com Podemos utilizar este programa inclusive com fins comerciais.
Mas vocês devem estar se perguntando o que é mesmo FLASH? É um programa para o desenho de animações vetoriais em páginas web. Todos certamente já assistiram a uma animação Flash se saberem nominá-la. Há tempos, proliferam os trabalhos feitos em Flash e pode-se ver muitas páginas que incorporam animações, sons e efeitos realmente interessantes.A chave de Flash é que é um programa de animação vetorial. Isto significa que podem se criar animações complexas: aumentar e reduzir elementos da animação, mover de posição estes objetos, e outras coisas sem que a animação ocupe muito espaço no disco. Os vetores com os quais trabalha Flash só são, para dizer de alguma forma, silhuetas que quase não ocupam espaço e que podem ser modificadas facilmente e sem gasto de memória em disco. Conforme os estudos realizados Flash é um programa que nos permite aplicar toda nossa criatividade na web e fulmina muito dos limites com os quais tínhamos que enfrentar anteriormente no desenho de webs. http://www.macromedia.com
quinta-feira, 31 de maio de 2007
Atividade Final
Dados de Identificação: Adriane Schmidt de Souza, Ligiane Reginatto, Vera Lucia Selister Gomes , Maria Otília e Mara Cecília.
Introdução: Toufee é um editor e através dele podemos realizar e publicar apresentações e filmes flasch online. Ele não é um programa e sim um editor, portanto não precisamos fazer download. Há em suas ferramentas centenas de efeitos que podem ser usados em nossas produções. Também pode-se insirir imagens do Flickr e os vídeos do Youtube com um clique só.
Desenvolvimento: Inicialmente buscamos saber o que era o Toufee, sua formatação e maneiras que poderiamos utilizá-lo. Partimos em busca do desvendar do site: http://www.toufee.com . Percebemos que para qualquer utilização primeiramente teríamos que nos cadastrar. Assim o fizemos e começamos a explorar tentando realizar a produção de um vídeo. Paralelamente a isso, realizamos as postagens que podem ser vistas em nosso Blog colaborativo: http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/ . O estudo realizado está fundamentado conforme postagem da colega Vera na Teoria do Construtivismo e grande é o desafio de construirmos um trabalho assim. Metodologia nova, formato novo, conhecimentos que devem ser buscados de forma individual, sistematizados e socializados. Tudo novo! Com este trabalho, mudamos nossa maneira de ser, de entender, mudando também os paradigmas que pautavam nossa vida. Para que essa mudança aconteça devemos ser um pouco pioneiros e desbravadores. Hora nos sentindo impotentes, hora muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e aplicados. Segundo Jorge Santos Martins, educadores que buscam a mudança "...são "iluminados", pois são guiados por forças superiores que lhes dão a coragem de desafiar situações complicadas e não temem enfrentar problemas. São detentores de uma visão prosectiva de futuro, são impulsionados pelo desejo de romper barreiras e pela vontade de pôr em ação a metodologia do "fazer diferente", do "a aprender a conhecer", do "aprender como fazer" e do "aprender a ser pelo conviver".
Tudo o que aqui foi contruído, ainda não é, e nem deve ser um produto final, mas um ponto de partida. Partida essa que só pode vir a melhorar o quadro educacional que se instaura em nosso país! Aproximar-nos das mídias, da tecnologia, do lazer e do prazer com objetivos claros, fará-nos verdadeiros educadores com o compromisso de ser agentes de transformação social, sempre procurando o melhor caminho para vencer o desafio de mudar e facilitar o crescimento integral de nossos alunos, contribuindo desta forma para que as gerações possam usufruir uma existência mais digna agora e no futuro.
Qual será nosso papel principal diante de toda essa mudança? Deverá ser o de orientar nossos alunos na busca dos caminhos e a produzir o seu conhecimento, dentro do seu contexto próprio, partindo do que já sabem. De acordo com Paulo Freire,: " A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das certezas, dos saberes pré-pensados, das verdades definitivas". Com essa metodologia superamos as práticas habituais e tornamos o ensino mais dinâmico e diversificado pelo relacionamento interdisciplinar, assumindo a postura do aprender a aprender e do aprender a pensar.
Tanto nossa investigação no Blog Colaborativo como os Blogs Colaborativos dos colegas, nos remetem para longe da prática tradicional e ultrapassada . Muda dessa forma o trabalho do professor, seu papel e também muda radicalmente o papel do aluno que passa a ser agente que constroi o seu conhecimento. Como falamos na postagem acima relações de cooperação devem pautar o trabalho.
Também relacionamos muito o nosso trabalho , bem como o dos demais colegas, a idéia preconizada por Piaget - situação-problema, onde buscamos de forma incansável a solução da mesma gerando aprendizagens que nem sempre são únicas.
Conclusão: Através das leituras, consulta a sites, indicações de professores e colegas chegamos a um aprendizado especial. Domimanos muito e precisamos ainda dominar mais, mas isso não nos impede de seguirmos adiante e de aplicarmos em nossa prática tudo o que vimos e construimos. Mostrando-nos humildes e não como "Senhores Onipotenes" conseguiremos construir lado a lado com o nosso educando um caminho diferente e melhor. Sem jamais esquecer que aquilo que realmente traz resultado é feito com AMOR, PACIÊNCIA e DEDICAÇÃO. Receitas que na visão do grupo são imprescindíveis e essenciais em nossa caminhada atual e futura.
Introdução: Toufee é um editor e através dele podemos realizar e publicar apresentações e filmes flasch online. Ele não é um programa e sim um editor, portanto não precisamos fazer download. Há em suas ferramentas centenas de efeitos que podem ser usados em nossas produções. Também pode-se insirir imagens do Flickr e os vídeos do Youtube com um clique só.
Desenvolvimento: Inicialmente buscamos saber o que era o Toufee, sua formatação e maneiras que poderiamos utilizá-lo. Partimos em busca do desvendar do site: http://www.toufee.com . Percebemos que para qualquer utilização primeiramente teríamos que nos cadastrar. Assim o fizemos e começamos a explorar tentando realizar a produção de um vídeo. Paralelamente a isso, realizamos as postagens que podem ser vistas em nosso Blog colaborativo: http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/ . O estudo realizado está fundamentado conforme postagem da colega Vera na Teoria do Construtivismo e grande é o desafio de construirmos um trabalho assim. Metodologia nova, formato novo, conhecimentos que devem ser buscados de forma individual, sistematizados e socializados. Tudo novo! Com este trabalho, mudamos nossa maneira de ser, de entender, mudando também os paradigmas que pautavam nossa vida. Para que essa mudança aconteça devemos ser um pouco pioneiros e desbravadores. Hora nos sentindo impotentes, hora muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e aplicados. Segundo Jorge Santos Martins, educadores que buscam a mudança "...são "iluminados", pois são guiados por forças superiores que lhes dão a coragem de desafiar situações complicadas e não temem enfrentar problemas. São detentores de uma visão prosectiva de futuro, são impulsionados pelo desejo de romper barreiras e pela vontade de pôr em ação a metodologia do "fazer diferente", do "a aprender a conhecer", do "aprender como fazer" e do "aprender a ser pelo conviver".
Tudo o que aqui foi contruído, ainda não é, e nem deve ser um produto final, mas um ponto de partida. Partida essa que só pode vir a melhorar o quadro educacional que se instaura em nosso país! Aproximar-nos das mídias, da tecnologia, do lazer e do prazer com objetivos claros, fará-nos verdadeiros educadores com o compromisso de ser agentes de transformação social, sempre procurando o melhor caminho para vencer o desafio de mudar e facilitar o crescimento integral de nossos alunos, contribuindo desta forma para que as gerações possam usufruir uma existência mais digna agora e no futuro.
Qual será nosso papel principal diante de toda essa mudança? Deverá ser o de orientar nossos alunos na busca dos caminhos e a produzir o seu conhecimento, dentro do seu contexto próprio, partindo do que já sabem. De acordo com Paulo Freire,: " A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das certezas, dos saberes pré-pensados, das verdades definitivas". Com essa metodologia superamos as práticas habituais e tornamos o ensino mais dinâmico e diversificado pelo relacionamento interdisciplinar, assumindo a postura do aprender a aprender e do aprender a pensar.
Tanto nossa investigação no Blog Colaborativo como os Blogs Colaborativos dos colegas, nos remetem para longe da prática tradicional e ultrapassada . Muda dessa forma o trabalho do professor, seu papel e também muda radicalmente o papel do aluno que passa a ser agente que constroi o seu conhecimento. Como falamos na postagem acima relações de cooperação devem pautar o trabalho.
Também relacionamos muito o nosso trabalho , bem como o dos demais colegas, a idéia preconizada por Piaget - situação-problema, onde buscamos de forma incansável a solução da mesma gerando aprendizagens que nem sempre são únicas.
Conclusão: Através das leituras, consulta a sites, indicações de professores e colegas chegamos a um aprendizado especial. Domimanos muito e precisamos ainda dominar mais, mas isso não nos impede de seguirmos adiante e de aplicarmos em nossa prática tudo o que vimos e construimos. Mostrando-nos humildes e não como "Senhores Onipotenes" conseguiremos construir lado a lado com o nosso educando um caminho diferente e melhor. Sem jamais esquecer que aquilo que realmente traz resultado é feito com AMOR, PACIÊNCIA e DEDICAÇÃO. Receitas que na visão do grupo são imprescindíveis e essenciais em nossa caminhada atual e futura.
Gostaríamos de concluir o nosso trabalho com um pensamento de Augusto Cury:
"Um educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".
quarta-feira, 30 de maio de 2007
domingo, 27 de maio de 2007
Atividade 17/15

Relatório Geral do Grupo
Este espaço será destinado para a contrução de nosso relatório sobre a realização dos trabalhos durante a semana inicial que deverá ser concluída até o dia 29/05. Nossa sugestão é de que cada colega após a sua contribuição escreva o seu nome.Até o momento estamos trabalhando em função de nosso tema (qualquer semelhança com a imagem do Pateta é mer coincidência). Criamos o Blog colaborativo sem dificuldade e tentamos não demorar muito. Mesmo sem o aval de todas as colegas a sua criação foi feita. Contatos através de email e também através dos Blogs de cada um foram uma constante durante esta semana inicial. Infelizmente ainda não conseguimos a adesão de todas as colegas, mas os convites continuam sendo enviados ao seus emails e também aos seus Blogs. Temos a certeza de que assim que puderem irão se juntar a nós e contribuir para que a proposta do grupo seja atingida. Dificuldades quanto ao domínio da língua inglesa são sempre um empecilho. O apoio dos professores também foi muito bom. O Toufee já não é mais um ilustre desconhecido. Falta dominar esta fera e publicar em nosso Blog um vídeo, que em breve esperamos poder fazer.Adriane
sábado, 26 de maio de 2007
Estudando...
Toufee é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de flash, assemelha-se ao power point, e isto facilita o uso. O usuário escolhe as características da apresentação do seu projeto. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site. Para tornar-se usuário é necessário cadastrar-se http://www.toufee.com
Assinar:
Postagens (Atom)