sábado, 2 de junho de 2007

Teorias de Aprendizagem




Quando começamos a conhecer os novos recursos que podem ser usados na Educação,proporcionados pelas novas Tecnologias,precisamos pensar que esta gama de novos recursos trazem com elas muita reflexão pois precisamos ter bem claro os objetivos que queremos alcançar com estes recursos.
O mundo gira apressado,o desenvolvimento tecnológico na última decada é fantástico.O acesso as novas tecnologias se tornaram mais popular,nossos alunos(mesmo os mais carentes)já tem este contato com o mundo virtual.As escolas tentando não ficar muito atraz estão buscando este mundo virtual e com ele todas as ricas possibilidades de ENSINAR/APRENDER.
Pensando nas teorias sobre Educação muito temos aprendido sobre Piaget,sobre o Construtivismo.E ao pensarmos em nosso trabalho com Blog e sobre o recurso TOUFEE a ser usado em um blog,percebemos como o Construtivismo esta presente no uso deste recurso.Pois no Construtivismo a aprendizagem é um processo em constante construção.E isso pressupõem que a criança,o jovens,o adulto é capaz de criar,recriar e experimentar de forma autônoma,impulsionando seu próprio desenvolvimento.
O errar tem que ser visto como um momento necessário de aprendizagem,pois a ausência de erro significa ausência da experimentação e consequentemente ausência de aprendizagem.
O educador não é detentor do saber mas é o facilitador do processo ensino-aprendizagem.O ALUNO não é mero receptor de conhecimento,mas agente ativo que constroi o conhecimento.A relação de PROFESSOR-ALUNO deve ser de respeito mútuo e cooperação.Baseados nesta teoria notamos como o Construtivismo é uma teoria que faz parte deste novo contesto educacional,onde estamos buscando novas alternativas para o processo ensino/aprendizagem.

2 comentários:

Adriane Schmidt de Souza disse...

Vera, acho que os contatos que realizamos durante esta manhã reafirmaram tudo o qu postaste sobre o construtivismo. MSN, evolução e acima de tudo construção. Até mesmo o erro e a busca de solução constroem o nosso saber. Não um saber a toa sem planejamento como muitos achavam no início do Construtivismo, mas uma construção constante.

veraselistergomes disse...

É isto ai colega,seguimos na luta.