sexta-feira, 8 de junho de 2007

Colaborando


Podemos usar o Toufee como recurso pedagógico, na organização de trabalhos escolares. Para usar esta ferramenta não precisamos fazer download de nada, pois ela é completamente baseada na web. O estudante pode criar trabalhos e usar os recursos da ferramenta para fazer a apresentação dos mesmos. O filme criado pode ser publicado em um blog, por exemplo. também é possível utilizar efeitos especiais nos textos, fotos e filmes, o que torna a realização do trabalho interessante.



Ele voltou hoje


Somente hoje meu computador ficou pronto... ja chorei ... ja briguei... quae infartei... o diagnostico no primeiro momento foi de HD, cheguei a pirar na hora... agora que ele voltou, e bem... estou pensando como fazer o tal toufee ou inserir um album no blog, talvez fique mais facil tentar uma apresentação em pp, mas vou fazer a bagunça primeiro no meu blog depois espalho a bagunça por aqui ...

Versão Final

TOUFEE
Atividade 17/23
Dados de Identificação: Adriane Schmidt de Souza, Ligiane Reginatto, Vera Lucia Selister Gomes , Maria Otília e Mara Cecília.
Introdução: Toufee é um editor e através dele podemos realizar e publicar apresentações e filmes flasch online. Ele não é um programa e sim um editor, portanto não precisamos fazer download. Há em suas ferramentas centenas de efeitos que podem ser usados em nossas produções. Também pode-se insirir imagens do Flickr e os vídeos do Youtube com um clique só.Desenvolvimento: Inicialmente buscamos saber o que era o Toufee, sua formatação e maneiras que poderiamos utilizá-lo. Partimos em busca do desvendar do site: http://www.toufee.com/ . Percebemos que para qualquer utilização primeiramente teríamos que nos cadastrar. Assim o fizemos e começamos a explorar tentando realizar a produção de um vídeo. Paralelamente a isso, realizamos as postagens que podem ser vistas em nosso Blog colaborativo: http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/ . O estudo realizado está fundamentado conforme postagem da colega Vera na Teoria do Construtivismo e grande é o desafio de construirmos um trabalho assim. Metodologia nova, formato novo, conhecimentos que devem ser buscados de forma individual, sistematizados e socializados. Tudo novo! Com este trabalho, mudamos nossa maneira de ser, de entender, mudando também os paradigmas que pautavam nossa vida. Para que essa mudança aconteça devemos ser um pouco pioneiros e desbravadores. Hora nos sentindo impotentes, hora muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e aplicados. Segundo Jorge Santos Martins, educadores que buscam a mudança "...são "iluminados", pois são guiados por forças superiores que lhes dão a coragem de desafiar situações complicadas e não temem enfrentar problemas. São detentores de uma visão prosectiva de futuro, são impulsionados pelo desejo de romper barreiras e pela vontade de pôr em ação a metodologia do "fazer diferente", do "a aprender a conhecer", do "aprender como fazer" e do "aprender a ser pelo conviver".Tudo o que aqui foi contruído, ainda não é, e nem deve ser um produto final, mas um ponto de partida. Partida essa que só pode vir a melhorar o quadro educacional que se instaura em nosso país! Aproximar-nos das mídias, da tecnologia, do lazer e do prazer com objetivos claros, fará-nos verdadeiros educadores com o compromisso de ser agentes de transformação social, sempre procurando o melhor caminho para vencer o desafio de mudar e facilitar o crescimento integral de nossos alunos, contribuindo desta forma para que as gerações possam usufruir uma existência mais digna agora e no futuro.Qual será nosso papel principal diante de toda essa mudança? Deverá ser o de orientar nossos alunos na busca dos caminhos e a produzir o seu conhecimento, dentro do seu contexto próprio, partindo do que já sabem. De acordo com Paulo Freire,: " A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das certezas, dos saberes pré-pensados, das verdades definitivas". Com essa metodologia superamos as práticas habituais e tornamos o ensino mais dinâmico e diversificado pelo relacionamento interdisciplinar, assumindo a postura do aprender a aprender e do aprender a pensar.Tanto nossa investigação no Blog Colaborativo como os Blogs Colaborativos dos colegas, nos remetem para longe da prática tradicional e ultrapassada . Muda dessa forma o trabalho do professor, seu papel e também muda radicalmente o papel do aluno que passa a ser agente que constroi o seu conhecimento. Como falamos na postagem acima relações de cooperação devem pautar o trabalho. Também relacionamos muito o nosso trabalho , bem como o dos demais colegas, a idéia preconizada por Piaget - situação-problema, onde buscamos de forma incansável a solução da mesma gerando aprendizagens que nem sempre são únicas.
Conclusão: Através das leituras, consulta a sites, indicações de professores e colegas chegamos a um aprendizado especial. Domimanos muito e precisamos ainda dominar mais, mas isso não nos impede de seguirmos adiante e de aplicarmos em nossa prática tudo o que vimos e construimos. Mostrando-nos humildes e não como "Senhores Onipotenes" conseguiremos construir lado a lado com o nosso educando um caminho diferente e melhor. Sem jamais esquecer que aquilo que realmente traz resultado é feito com AMOR, PACIÊNCIA e DEDICAÇÃO. Receitas que na visão do grupo são imprescindíveis e essenciais em nossa caminhada atual e futura.
Gostaríamos de concluir o nosso trabalho com um pensamento de Augusto Cury:
"Um educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".

Semana 6 Proa17/19



Análise dos comentários dos Colegas
Durante esta semana andamos recebendo muitas visitas interativas e estes visitantes deixaram a sua marca em nosso Blog Colaborativo . Sugestões em sua grande maioria nos fizeram analisar e inclusive buscar a melhoria do trabalha realizado até o momento. Alguns comentários inclusive fizeram com que nos sentíssemos um pouco mais aliviadas pois segundo as colocações nosso Blog está simples e claro. Desde o início realmente estávamos buscando deixá-lo leve, “clean” mas com clareza em seus conteúdos. Indicações de novos caminhos ou lembranças de caminhos já apontados anteriormente nos impulsionaram a um redimencionamento. E incessante é nossa busca em explorar melhor o Toufee, para elaborar um Tutorial de valor e com caminhos bastante claros. Nossas leituras mostraram que realizarmos um vídeo e o publicarmos através do Toufee é bastante simples, mas infelizmente ainda persiste um pequeno “que” impedindo-nos de fecharmos com chave de ouro nosso trabalho.
Acrescentamos ainda a análise dos colegas, o fato de podermos avaliar e reavaliar o nosso trabalho através das interações feitas. Com suas colocações tivemos um parâmetro avaliativo muito bom, mas sabemos que nossa busca deve continuar. O grupo ou parte dele, tem uma característica forte, que é a perseverança e os laços de amizade daqueles que se preocuparam com o trabalho de forma colaborativa foi algo realmente de valor. Em tudo se aprende e segundo Juan Tedesco : “Educar é construir a capacidade de APRENDER ao longo da vida”.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Vídeo Experimental

Segui as orientações e tentei colocar o vídeo diretamente no nosso blog colaborativo em html, mas sempre dá erro, então fiz um link de acesso.
Veja o mini-video neste endereço:
http://flash-movies.toufee.com/mov/98260000000001

domingo, 3 de junho de 2007

PASSOS:para se fazer um Toufee


Colegas vou postar os passos para se fazer um video.Quero que voces tentem e me digam o resultado.Adriana vamos continuando na batalha falta bem pouco,meu problema esta na hora de publicar(acabamos não enxergando mais o erro!).
- entra em TOUFEE
2º-faça seu cadastro-(seu endereço de email,escolhe uma senha-faz o login
3º- Irá para a página: Welcome to toufee!
4º- escolha o:Interactive Tutorials o nº1(Getting stared with Toofee(and the Text item)
5º- Vôce irá para o Tutorial Mode-aparecerá uma tela com uma janela grande(a direita) e janelas pequenas (a esquerda)
em cima destas janelas aparecera icones com os itens a serem usados(exemplo-adicionar testos;adicionar imagens;adicionar videos e outras opções)
6º- clique na janela grande e escolha a opção desejada(neste ponto o próprio tutorial lhe ajudará.
7º- quando for adicionar imagem,aparece outra página que vai lhe dar opção de encontrar as imagens(do seu computador ou da internet)
8º- voce dara OK quando já estiver com a imagem(as suas imagens ficarão armazenadas neste local)
9º- voltara para a página do tutorial voce podera clicando na imagem mexer no tamanho da foto(para aumentar ou diminuir).
10º- seguindo voce adiciona novo frame e continua salvando as imagens que deseja monstrar.
Não esqueça de salvar cada imagem(tem o icone acima na página)
11º- quando colocar todas as imagens que desejar,clica no icone PUBLICAR(esta na direita em cima)
12º- após vôce irá clicando no icone que aparece determinado.
13º- após ira para outra página onde manda copiar o CóDIGO em HTML que aparece dentro de uma janela na parte superior da página.
14º- vá até seu blog e em nova postagem cole o que foi copiado.
Pronto vôce já tem seu Toufee.Este aplicativo lembra muito o power point,então fica fácil de usa-lo quem já conhece o outro recurso.Existe várias formas de apresentar seu video usando os recursos e torna-lo bonito.
Devido a alguns problemas técnicos se voce entrar no blog teste podera ver um filme feito pelo grupo.Mas não repare a bagunça do blog pois ele foi feito para teste.

sábado, 2 de junho de 2007

Semana 6-proa17/19

Síntese sobre a análise postada pelas colegas do Proa 17



Fizemos a leitura das sugestões das colegas, que nos visitaram, a respeito de nosso trabalho e concordamos quando disseram que apesar das postagens sobre o nosso tema estarem bem explicadas , de serem colocadas de maneira simples e fácil, o que está faltando é um tutorial feito pelos componentes do grupo. Tutorial este com uma línguagem talvez mais simples do que o apresentado na página do Toufee. Estamos com certeza tentando organizá-lo, mas ainda estamos com algumas dificuldades na elaboração da dica quanto a publicação final. Estamos em busca e logo esperamos descobrir o "segredinho".Sabemos que todos estes recursos depois de dominados se tornam tão fáceis que duvidamos ter passado por tantas dificuldades. Quanto aos outros aspectos as colegas que nos visitaram disseram que nosso blog tem uma aparência agradável, que nossas postagens são bem claras e de fácil leitura. Sugueriram, como o tutorial é em inglês que usasemos o tradutor indicado pelas professoras da oficina. Usamos este recurso desde o início, pois sem ele seria muito difícil trabalhar. Percebemos que este tradutor é maravilhoso, é uma ferramenta que não pode faltar.Todas acharam este aplicativo Toufee interessante e que certamente pode ser usado como mais um recurso na Educação.
Acrescentamos ainda à análise do grupo, o fato de podermos avaliar e reavaliar o nosso trabalho através das interações feitas pelos colegas. Com suas colocações temos um parâmetro avaliativo muito bom, mas sabemos o quanto a ausência de um tutorial mais claro pode prejudicar-nos no todo. Buscamos incansávelmente e esbarramos nos obstáculos do pouco conhecimento na área da informática e da indisponibilidade de tempo. Mas somos persistentes e sabemos que para outras pessoas poderá ser até mais fácil do que para nós pois, poderão partir do ponto a que chegamos. Construir e reconstruir também é uma caminhada muito interessante ! O grupo compartilha com Juan Carlos Tedesco a idéia de que: "Educar é construir a capacidade de APRENDER ao longo da vida". ( Adriane - 06/06/07)

Vídeo Toufee

Create flash movies in minutes at Toufee.com

Teorias de Aprendizagem




Quando começamos a conhecer os novos recursos que podem ser usados na Educação,proporcionados pelas novas Tecnologias,precisamos pensar que esta gama de novos recursos trazem com elas muita reflexão pois precisamos ter bem claro os objetivos que queremos alcançar com estes recursos.
O mundo gira apressado,o desenvolvimento tecnológico na última decada é fantástico.O acesso as novas tecnologias se tornaram mais popular,nossos alunos(mesmo os mais carentes)já tem este contato com o mundo virtual.As escolas tentando não ficar muito atraz estão buscando este mundo virtual e com ele todas as ricas possibilidades de ENSINAR/APRENDER.
Pensando nas teorias sobre Educação muito temos aprendido sobre Piaget,sobre o Construtivismo.E ao pensarmos em nosso trabalho com Blog e sobre o recurso TOUFEE a ser usado em um blog,percebemos como o Construtivismo esta presente no uso deste recurso.Pois no Construtivismo a aprendizagem é um processo em constante construção.E isso pressupõem que a criança,o jovens,o adulto é capaz de criar,recriar e experimentar de forma autônoma,impulsionando seu próprio desenvolvimento.
O errar tem que ser visto como um momento necessário de aprendizagem,pois a ausência de erro significa ausência da experimentação e consequentemente ausência de aprendizagem.
O educador não é detentor do saber mas é o facilitador do processo ensino-aprendizagem.O ALUNO não é mero receptor de conhecimento,mas agente ativo que constroi o conhecimento.A relação de PROFESSOR-ALUNO deve ser de respeito mútuo e cooperação.Baseados nesta teoria notamos como o Construtivismo é uma teoria que faz parte deste novo contesto educacional,onde estamos buscando novas alternativas para o processo ensino/aprendizagem.

Animações em flash



Há na internet uma gama muito grande e assim como o Toufee, podemos realizar vídeos de diversos cunhos: educativos, passatempo, jogos...utilizando programas com download gratuito. Também podemos encontrar muitas animações flash disponíveis na web, bem como criar as nossas prórias animações. Ao lado está um exemplo de uma versão gratuita. UNTITLED - free version. Bastante complexo no início mas simples de ser usado conforme depoimentos com o passar do tempo. Convira você também:
http://www.powerbullet.com Podemos utilizar este programa inclusive com fins comerciais.
Mas vocês devem estar se perguntando o que é mesmo FLASH? É um programa para o desenho de animações vetoriais em páginas web. Todos certamente já assistiram a uma animação Flash se saberem nominá-la. Há tempos, proliferam os trabalhos feitos em Flash e pode-se ver muitas páginas que incorporam animações, sons e efeitos realmente interessantes.A chave de Flash é que é um programa de animação vetorial. Isto significa que podem se criar animações complexas: aumentar e reduzir elementos da animação, mover de posição estes objetos, e outras coisas sem que a animação ocupe muito espaço no disco. Os vetores com os quais trabalha Flash só são, para dizer de alguma forma, silhuetas que quase não ocupam espaço e que podem ser modificadas facilmente e sem gasto de memória em disco. Conforme os estudos realizados Flash é um programa que nos permite aplicar toda nossa criatividade na web e fulmina muito dos limites com os quais tínhamos que enfrentar anteriormente no desenho de webs. http://www.macromedia.com